Monday, August 01, 2016

Condição de Tio

Hoje tive a notícia de que já sou tio.

E pois, estava a tentar voltar ao trabalho e não consigo.

Só me apetece fazer algo.
Algo que celebre esta nova existência de Faia.

 

E se lhe já dediquei poema, questiono que fazer a seguir.
Sai este texto.

Pergunto-me sobre o que é ser Tio.Qual deverá ser o papel de um Tio.
Como se constrói um bom Tio ?  Isto é, qual é a melhor relação possível que pode existir entre um Tio e uma sobrinha.
Se por um lado posso dizer, basta continuar a ser o que sou, a verdade é que há um convite a ser outro.
Pois esta novidade faz com que já não seja apenas o Diogo. Agora há também o Tio Diogo.

Posso falar das relações que tenho como sobrinho, onde Tias e Tios me acolheram em sua casa por vezes e que me foram presenteando ao longo da vida quer com a sua companhia quer com certas coisas, de doces, a objetos usáveis a outros nem tanto, que manifestavam uma necessidade de contribuir e oferecer e cuidar, em alturas como o Natal e a Páscoa e outros Tios e Tias, também presentes nas férias de Verão. Há ainda aqueles e aquelas com quem me fui encontrando ao longo do ano, em ocasiões diversas fossem aniversários ou simples encontros esporádicos que por algum motivo nos faziam estar juntos.

E agora lembrei-me de por exemplo que podia mapear p.ex todos os jardins com parque infantil. Há quem já faça essas listas: p.ex. aqui . Há os parques temáticos, p.ex. aqui.

E haverá certamente muitos outros espaços que não foram mapeados e que poderão ser descobertos.

Poderei também identificar tudo o que de mais doce existe e que não faça mal. I.e. doces sem açúcar. E mostrar também que nem só de doces se faz a vida. Há quem diga que o melhor substituto do açúcar são as tâmaras.  Porquê livrar do açúcar? A Ana Galvão fala sobre isso aqui, depois  de ter estado 30 dias a evitar produtos com açúcar adicionado. Um video em inglês sobre o assunto pode ser visto aqui


Algo me diz que há outras coisas que podia estar a fazer.
E por isto, para já, fico por aqui.

Nesta nova condição que é ser Tio.






No comments: