Wednesday, July 11, 2007

Atrasos; Molezas e Azáfamas

Quando eu começo a escrever um texto, geralmente não sei como o fazer. Tenho uma ideia a transmitir, algo a partilhar e assim me deixo ir.

Seja.

Há dias deparei-me com uma situação que me fez pensar na forma como faço as coisas.

Surge a necessidade de aprender a organizar-me decentemente.

Tenho mesmo de aprender a fazer bonecos e de começar a andar de bloco e lápis.

No fim do mês passado estive uma semana em formação, finda a qual fui avaliado e alcancei a certificação máxima por aquela "oferecida". No entanto, duas semanas depois, ou quase não tinha qualquer certificado na mão, embora já tivesse enviado um e-mail a perguntar o que se passaria. Não obtendo resposta enviei um outro e-mail para o formador, que por sinal é um dos membros mais antigos daquela empresa. Passado pouco tempo, o outlook acusava uma nova mensagem, toda cheia de florismos, lamentando o facto de só responderem agora e que estavam com problemas de logistica.

É impressionante a maneira de trabalhar das pessoas. E não falo apenas das pessoas dessa empresa, mas também de mim.

Quando me enviam um e-mail, com algum pedido ou sugestão, gosto de lhe responder. No entanto já aconteceu estar numa fase do trabalho em que ver um simples e-mail a chegar parece algo ofensivo : "Como se eu não tivesse nada de mais importante com que me preocupar" - pensei. Depois mais tarde aconteceu esquecer-me desse e-mail, e só quando a pessoa voltou a enviar e uma pessoa que coordena o meu trabalho enviou um outro e-mail, é que eu me lembrei de responder...

É curioso como às vezes não temos tempo para simplesmente dizer : "Inseri o seu pedido na lista de tarefas, assim que puder tratarei de o atender" ou algo do género... E esquecemo-nos que secalhar as pessoas até vão compreender...Mas hey, ou se é casmurro ou se é teimoso !

Depois há alturas em que aparecem pedidos de instâncias máximas que têm de ser atendidos com a máxima celeridade e aos quais dedicamos imenso tempo. No entanto esse tempo poderia ser optimizado se tivéssemos sido cuidadosos no desenvolvimento prévio e em executar a planificação ao pormenor.

Claro...queremos é mostrar trabalho e que somos bom e que "isto até que é fácil", e depois não jantamos e passamos imenso tempo a resolver "pequenas coisas"....

Enfim.....É nos tempos em que o trabalho parece acalmar que devemos pensar seriamente em nos organizarmos. Estou num desses tempos.

Será que vou conseguir?

Cumprimentos (É assim que termino praticamente todos os e-mails de trabalho)

Diogo CS Cordeiro

1 comment:

Rui said...

É engraçado! Também passei nestes dias por uma situação semelhante a nível de troca de e-mails e atrasos nas respostas e o diz que disse que mandei e deixei de mandar.
Também gosto de responder a tempo às solicitações e às vezes não dá para ser tão rápido quanto queremos.
Às vezes um pouco mais de organização é bem vinda principalmente quando o volume de trabalho aumenta.
Um abraço.
Rui.